BG Insights: "alarme falso" derrubando o mercado?
Análise Técnica e Macro / Regulação no Mercado Cripto / Oportunidades
Nessa Newsletter semanal, vamos trazer os principais insights e nossa visão para o mercado cripto. Além disso, abordaremos e traremos algumas oportunidades que estão em nosso radar.
O que você verá no post de hoje:
Macro
Crise bancária nos EUA ganha novo capítulo
Análise Técnica
“Alarme Falso” derruba mercado e provoca onda de liquidações
Criptos:
MiCA
Binance e Voyager
Coinbase x SEC
Oportunidade da Semana:
Airdrop da AIDOGE, nova memecoin da Arbitrum
Quer ter acesso integral a esse conteúdo? Considere realizar uma assinatura paga do BG Insights!
Macro
Crise Bancária nos EUA ganha novo capítulo
Após o colapso do Silicon Valley Bank (SVB), em março, o efeito contágio atingiu vários outros bancos regionais com estrutura de capital similares, como é o caso do First Republic Bank (FRB), cujas ações desvalorizaram mais de 90% após esse evento (U$120 → U$10).
Desde então, com o “resgate” do SVB pelo governo americano, a situação amenizou e os preços das ações se estabilizaram, até agora…
Na última segunda-feira (24), o FRB divulgou os resultados do 1T23, que mostraram ao mercado o quão complexa é a situação financeira que o banco enfrenta. O volume de depósitos, por exemplo, caiu 40% no trimestre e atingiu U$104,5 bilhões.
Com isso, as ações da empresa voltaram a cair forte, saindo de U$16 para U$6 em apenas 3 dias (-62%).
Por conta disso, parece que o tema “crise bancária” voltou a ser um dos focos principais no cenário macro e, portanto, merece atenção especial nesta edição do BG Insights.
Pois bem, o primeiro ponto é entender que a quebra desses bancos continua sendo resultante do duration risk em seus balanços de ativos, os quais demonstraram a sua fragilidade com o aumento das taxas de juros americanas, principalmente as de longo prazo. Ou seja, enquanto essas taxas permanecerem elevadas, esse risco continuará aterrorizando os bancos e, possivelmente, provocará mais quebras.
Por outro lado, acredita-se que o governo americano poderá resgatar o FRB, assim como o fez com o SVB, e similarmente a como poderá fazer com as futuras instituições financeiras que tiverem problemas. Porém, essas ações também não são livres de consequências. Como disse Arthur Hayes nesta thread: “Yellen sabe que apoiar todos os depósitos bancários aumenta o risco moral e consolida a visão de que o USG (governo americano) está por trás de toda a base de depósitos bancários dos EUA. MUITO Inflacionário!”
Ou seja, toda essa situação gera incertezas sobre dois grandes temas: crise bancária e inflação.
De forma prática, essas incertezas afetam diretamente alguns mecanismos de política monetária americanos, como as T-Bills (Treasury Bills) e RRPs (Reverse Repurchase Agreements), intensificados ainda pelos receios com relação ao possível alcance do “teto da dívida” (debt ceiling). Esses são temas e definições econômicas complexas, mas tentarei resumir o ponto principal a seguir.
Pois bem, essas incertezas fazem com que a demanda por RRPs aumente, o que, por sua vez, “tira dinheiro” do mercado e prejudica ainda mais as condições de liquidez. Por conta disso, é possível que seja necessário que a política monetária americana seja adequada para reduzir os juros antes do esperado, a fim de amenizar essa situação, mesmo que a inflação persista.
Aos mais interessados por esses temas, sugiro a leitura dos seguintes textos, os quais explicam com mais detalhes a relação destes indicadores com a situação econômica americana atual.
Nossa Visão
Independentemente do caminho que o FOMC optar por seguir na semana que vem, em sua próximo reunião, compreendemos que a narrativa cripto está cada vez mais bem posicionada.
Por um lado, o contínuo aumento das taxas de juros e postura hawkish, continuará pressionando negativamente o sistema financeiro americano e prolongando a crise bancária. Nesse caso, o governo poderá optar por continuar resgatando os bancos, assim como fez com o SVB, fortalecendo a narrativa do Bitcoin como uma boa alternativa de reserva de valor, frente a uma moeda com fortes características inflacionárias (USD).
Por outro, caso ocorram mudanças nas expectativas para uma postura mais dovish, as condições de liquidez podem melhorar consideravelmente, animando os investidores, que poderão ativar o modo “risk-on” e impactar positivamente os ativos de risco (criptos também se enquadram aqui).
Win-win situation? Cenas para os próximos capítulos…
Análise Técnica
“Alarme Falso” derruba mercado e provoca onda de liquidações
No dia de ontem (26), durante a tarde, cometi o “erro” de adiantar este tema nesta edição do BG Insights. Bastaram apenas duas horas para que a situação mudasse completamente e invalidasse tudo que havia escrito. Obrigado, mercado cripto (rs).
Pois bem, devido aos acontecimentos de ontem, mudaremos um pouco o escopo de nossos estudos técnicos para falar do ocorrido de forma mais detalhada.
Inicialmente, a manhã de quarta-feira começou bem positiva para as criptos, com o BTC superando o patamar de U$30 mil e o ETH os U$1.650, ambos com valorizações maiores que 5%.
Porém, por volta das 16h, o mercado começou a realizar de uma forma há muito tempo não vista. O Bitcoin, por exemplo, saiu dos U$29,8k e atingiu os U$27,3k em menos de 1h30 (-8,4%), o que provocou uma onda de liquidações gigantesca, resultando em uma redução no Open Interest (OI - contratos derivativos em aberto) de mais de 30 mil BTC.
Obviamente, isso levou a uma queda generalizada no mercado cripto, e rumores começaram a ser discutidos a respeito do possível motivo que resultou neste movimento.
A primeira informação, “curiosamente”, apareceu por volta das 17h, coincidindo com o fundo do movimento. Nela, supôs-se que a pressão vendedora poderia ter sido da Mt Gox e Carteiras do Governo Americano, de acordo com a Arkham Alert, e tier10k. Outro fato curioso é que o dump no mercado começou logo após este tweet da própria Arkham, sobre as movimentações da Jump Trading.
Como pode se observar na imagem abaixo:
Tweet Arkham: início da queda
Tweet db: fundo do movimento
Logo após essas suposições, vários questionamentos foram levantados, afinal, por que alguém iria vender uma grande quantidade de BTC em um curto intervalo de tempo, agredindo o livro de ofertas em mais de 8%? Esse é um caso que o botão de “market sell” não é a única alternativa (TWAP está aí pra isso…).
Pouco tempo depois, investigadores on-chain informaram que as carteiras desses players não se movimentaram em nenhum momento no período analisado, trazendo ainda mais questionamento à Comunidade Cripto no twitter (CT). Além disso, a Arkham informou que os alertas emitidos inicialmente eram falsos.
Em suma, ninguém sabe ao certo o que efetivamente aconteceu. Vamos observar como essa história se desenrola conforme novos fatos ou suposições vão aparecendo.
Nossa Visão
Keep reading with a 7-day free trial
Subscribe to CriptoFacil to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.









