BG Insights: o drama da Curve e o risco em DeFi
Macro e Análise Técnica / Cripto + Atualização das Carteiras BG / Oportunidades
Nessa Newsletter semanal, vamos trazer os principais insights e nossa visão para o mercado cripto. Além disso, abordaremos e traremos algumas oportunidades que estão em nosso radar.
O que você verá no post de hoje:
Análise Técnica:
BTC
ETH e ETHBTC
Gráfico da Semana: Base e BALD
Criptos:
DeFi e Curve (CRV)
Atualização das Carteiras BG e eventos/atualizações para deixar no radar
Oportunidade da Semana: Novas quests da Polygon zkEVM
Quer ter acesso integral a este relatório e às melhores análises cripto? Teste agora, GRATUITAMENTE, por 7 dias, o BG Cripto PRO, a melhor plataforma e comunidade cripto do mercado!
Análise Técnica
Bitcoin (BTC)
Desde a perda dos U$30 mil, o Bitcoin se acomodou na região de preços entre U$29-30 mil, mostrando poucas variações desde então. Nem mesmo o hack envolvendo a Curve, que trataremos melhor a seguir, foi suficiente para derrubar os preços.
Agora, vale acompanhar de perto os testes na região dos U$29 mil que, se perdida, pode levar o BTC de volta para a faixa dos U$27-28 mil, o que, na nossa visão, abrirá boas oportunidades para aumentos de posições.
Já na ponta positiva, o ativo precisa negociar acima dos U$30 mil para indicar uma melhora substancial no price action.
Ethereum (ETH) e ETHBTC
No caso do Ethereum, a situação continua semelhante, com o ativo apresentando poucos desvios com relação ao BTC.
Graficamente, o ETH continua negociando entre a região dos U$1.800-U$1.940, que são os pontos que merecem atenção, os quais, se rompidos, podem levar a movimentos de preços mais fortes, sejam eles para cima, ou para baixo.
Com relação ao par ETHBTC, formou-se uma clara resistência de curto prazo na região dos 0,064, marcada pelos três últimos topos e mudança de bipolaridade.
Logo, apesar de estarmos construtivos com a performance do ETH no longo prazo versus o BTC, optamos por adotar uma postura mais cautelosa ao zerar nossa operação long em ETHBTC, devido a dificuldade dos preços em superar a região dos 0,064 e a perda de momentum, o que torna mais alto o custo de oportunidade de manter a posição em aberto. A operação foi divulgada para os assinantes do BG Cripto PRO, em nossa comunidade no Discord.
Gráfico da Semana: Base e BALD
Na última edição do BG Insights, o gráfico da semana trouxe uma comparação entre o nível de atividade de duas das principais soluções de segunda camada da Ethereum: Arbitrum e Optimism.
Hoje, a comparação é semelhante, mas leva em consideração os dados da Base, L2 desenvolvida pela Coinbase.
Como pode-se observar, no gráfico abaixo, a Base (linha azul escuro), teve um salto extremamente significativo em seus números de “endereços ativos diários” e “transações diárias”, que atingiram, respectivamente, 85 mil endereços e 565 mil transações, e chegaram perto dos números das concorrentes.
O interessante é que esse pulo foi provocado pelo lançamento, no dia 30/07, de uma memecoin chamada BALD, que faz referência ao CEO da Coinbase, o “careca” (bald, em inglês) Brian Armstrong.
Logo após o lançamento, a memecoin chamou a atenção dos especuladores e acumulou valorização na casa de 3.000%. Porém, no dia seguinte, os usuários foram vítimas de um clássico rug pull, em sua mais correta definição, que ocorre quando desenvolvedores lançam um novo token e adicionam liquidez, para, em momento oportuno, remover toda a liquidez e desaparecer com os lucros.
Com isso, o token despencou e chegou próximo de zero, trazendo extensos prejuízos aos especuladores.
Tendo em vista o ocorrido, ressalta-se mais uma vez a importância de (i) realizar diligência severa ao se investir em criptoativos, principalmente quando se trata de tokens recém lançados, e (ii) saber interpretar os dados.
No caso da Base, todos os dados de rede provavelmente cairão e voltarão ao patamar anterior, uma vez que as transações envolvendo BALD cessarão, ao mesmo tempo que ela também carece de outras aplicações e, consequentemente, usuários recorrentes.
Por outro lado, acreditamos que a Base merece a devida atenção no longo prazo, uma vez que a Coinbase é um fortíssimo potencializador no sucesso do projeto.
Quer ter acesso completo ao BG CRIPTO PRO de forma gratuita? Clique no banner abaixo e ganhe 7 dias grátis na melhor plataforma cripto do Brasil!
Criptos
DeFi e Curve (CRV)
Durante a semana, o ecossistema DeFi passou por momentos turbulentos. No último domingo (30), descobriu-se uma vulnerabilidade na linguagem de programação Vyper, o que possibilitou o exploit de algumas pools do Curve Finance, e fez com que o preço do CRV caísse bruscamente. Com isso, o mercado acompanhou apreensivo a possibilidade da liquidação on chain de cerca de 427M CRV (47% da oferta em circulação), que serviam de colateral para empréstimos (realizados por Michael Egorov, fundador da Curve, em diversos protocolos) totalizando montante de aproximadamente $100M. É possível acompanhar as movimentações do endereço de Egorov, por meio do DeBank.
A fim de melhor compreender o ocorrido, é interessante pontuar que Vyper é uma linguagem de programação utilizada no desenvolvimento de smart contracts (como por exemplo o das pools hackeadas). De acordo com as informações divulgadas, algumas versões antigas do compiler de Vyper (0.2.15 - 0.3.0), são vulneráveis a mal funcionamentos de “reentrancy lock”. Acerca de reentrancy, este é um bug comum, que permite que agentes maliciosos enganem o smart contract, ao repetidamente fazer calls ao protocolo para roubar os ativos. Os ataques conseguiram drenar $24M das pools da Curve, apesar de que outros protocolos também foram vítimas da vulnerabilidade.
Nesse contexto, o preço do CRV caiu abruptamente, atingindo o patamar de $0,58 (-20%) no domingo, e na segunda-feira, a mínima chegou aos $0,49, como mostra o gráfico a seguir:
Entretanto, a principal posição de Egorov (um empréstimo de $63,2M, com colateral de 305M de CRV, no Aave), seria liquidada caso o CRV atingisse $0,37. Para acompanhar o health factor do empréstimo no Aave, sugerimos este dashboard.
Keep reading with a 7-day free trial
Subscribe to CriptoFacil to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.











