CriptoFacil

CriptoFacil

Carteiras BG

Carteiras Cripto BG: Agosto 2023 💰

ETFs / Ripple vs SEC / Atualizações importantes / DeFi em risco

Bernardo Panteliades, CFA's avatar
PSDP's avatar
Bernardo Panteliades, CFA
and
PSDP
Aug 01, 2023
∙ Paid

📋 Introdução e Pré-requisitos

As Carteiras Cripto da BG Web3 são estratégias mensais, com revisões semanais realizadas por meio do BG Insights. Elas são elaboradas por profissionais e divididas em três níveis de risco: conservador, moderado e agressivo.

O objetivo das carteiras é de superar os seus benchmarks no longo prazo, sempre com um mix entre uma boa alocação de portfólio e gerenciamento de risco.

Todos os ativos da carteira podem ser adquiridos através das principais corretoras centralizadas do mercado, como a Binance. Em nossa trilhas tutoriais, demonstramos de forma simples e prática a como utilizar uma exchange e montar sua carteira.

👶 TRILHA BÁSICA - Exchanges

👶 TRILHA BÁSICA - DeFi

🧙 TRILHA INTERMEDIÁRIA - DeFi

Para ter acesso às carteiras, trilhas e todos os relatórios periódicos com as revisões e insights de mercado, basta realizar qualquer assinatura paga do BG Cripto PRO 🤑.

BG CRIPTO PRO

Quero saber mais


📈 Mercado em Julho

Performance Cripto

Apesar da performance, em geral, ruim dos criptoativos, julho foi mais um mês de importantes desdobramentos para o mercado cripto.

Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), por exemplo, chegaram a acumular valorizações próximas de +4% ao longo do mês, mas fecharam o período próximo de suas mínimas, acumulando desvalorizações de -4% em julho.

BTC (linha azul) vs ETH (linha amarela) - Performance em Julho - Trading View

Com base nessas oscilações de preço, alguns eventos exógenos merecem destaque, entre eles:

  • Avanços nos pedidos de ETF spot de BTC:

    • No final de junho, a SEC informou à Nasdaq e à Cboe, que os pedidos pelos ETFs entregues estavam inadequados, uma vez que a não especificação do parceiro, para o acordo de monitoramento (Surveillance-Sharing Agreement, SSA), fazia com que os pedidos não fossem suficientemente claros e compreensíveis.

    • Entretanto, após essa informação, os pedidos foram revisados e tanto a Nasdaq (no caso da BlackRock), quanto a Cboe (no caso da Fidelity, Wisdom Tree e ARK Invest), deram entrada nos pedidos atualizados. Interessante observar, todos os pedidos nomearam a Coinbase como o parceiro para o SSA, o que elevou a confiança do mercado na corretora.

    • Além disso, vale ressaltar que o CEO da BlackRock, Larry Fink, em entrevista, não poupou elogios ao Bitcoin, defendendo a sua importância e utilidade como veículo de investimento a nível global.

    • Em nossa visão, esses acontecimentos inspiram cada vez mais confiança para uma eventual aprovação desse tipo de produto, o que pode beneficiar muito a indústria cripto no longo prazo.

  • Desdobramentos SEC vs Ripple (XRP):

    • Em 2020, a Ripple foi acusada pela SEC por ofertar, de forma ilegal, um ativo mobiliário não registrado (o token XRP). Porém, no dia 13/07, aconteceu um importante desenvolvimento no processo, no qual a juíza Analisa Torres entendeu que a caracterização do token como valor mobiliário depende do modo com que as vendas de XRP aconteceram.

    • Diante da notícia, o mercado reagiu de maneira extremamente positiva ao conteúdo da decisão, o que fez com que BTC, ETH e outros criptoativos atingissem suas máximas de preços no mês de julho, com destaque para aqueles ativos que já haviam sido rotulados pela SEC como valores mobiliários, como é o caso de Solana (SOL) e Cardano (ADA), por exemplo.

    • Em nossa visão, entendemos que o evento representa um marco profundamente favorável à indústria cripto, uma vez que corrobora a defesa dos tokens classificados como securities pela SEC e sugere a elaboração de um ambiente regulatório mais claro e favorável, mesmo que por vias judiciais.

Além desses desdobramentos regulatórios, ressaltamos também alguns eventos específicos do mercado cripto, que ocorreram ao longo do mês de julho, entre eles:

  • Atualizações e desenvolvimentos de protocolos e dApps:

    • Anúncio da Polygon 2.0, classificada como “A Camada de Valor da Internet” (The Value Layer of the Internet) e a consequente conversão do token MATIC pelo token POL.

    • Lançamento do CCIP, da Chainlink, em sua mainnet, evoluindo a aplicação do conceito de interoperabilidade entre as blockchains. Inicialmente, a tecnologia suporta as redes da Avalanche, Ethereum, Optimism e Polygon, além de ser inicialmente adotada por protocolos líderes em DeFi, como Aave e Synthetix.

    • Lançamento da UniswapX, uma nova funcionalidade trazida pela Uniswap para melhorar a experiência DeFi ao oferecer melhor precificação, swaps sem custo de gas e proteção contra MEV (maximal extractable value).

  • Hack milionário na Curve

    • No último dia de julho (31), um ataque malicioso drenou milhões de dólares de algumas pools de liquidez de um dos principais protocolos DeFi do mercado, o Curve. Os alvos foram as pools que utilizavam de uma linguagem de programação desatualizada, chamada Vyper.

    • Com o ocorrido, o ecossistema DeFi, mais uma vez, foi colocado em risco, o que levou o mercado a acompanhar de perto o potencial risco de “liquidações em cascata” por conta de uma posição alavancada de Michael Egorov, co-fundador da Curve, que utiliza uma grande quantidade de tokens $CRV como colateral.

    • No momento que escrevemos este relatório, a situação ainda não foi resolvida, mas parece que Egorov já liquidou parte de suas posições via operações OTC, inclusive para nomes conhecidos do mercado, como Justin Sun e outros players, o que ameniza um pouco a situação.

    • Em nossa visão, apesar da situação parecer “controlada”, o risco potencial gerado pelo evento traz consequências muito ruins para a percepção do ecossistema DeFi, ao mostrar que as fragilidades continuam existindo e sendo exploradas, mesmo nos protocolos mais robustos e antigos do mercado, como é o caso da Curve.

Com base em todos os acontecimentos comentados acima, continuamos construtivos com o desenvolvimento do ecossistema cripto no longo prazo. Porém, também continuamos atentos e alertas com os fatores de risco específicos, o que justifica as nossas alocações que serão tratadas com mais detalhes a seguir.


Tenha 7 dias de acesso GRÁTIS ao BG Cripto PRO agora mesmo!

Não perca mais tempo e participe da melhor comunidade cripto do Brasil!

MENSAL

ANUAL


💵 Desempenho das Carteiras em Julho

No mês de julho, todas as nossas estratégias tiveram desempenho acima de seus respectivos benchmarks. Na ponta positiva, a alocação em caixa, Solana (SOL) e Synthetix (SNX) foram os principais contribuintes para a performance positiva das carteiras, enquanto Lido (LDO) foi o principal detrator.

A carteira conservadora, no mês de julho, obteve um resultado de -3,52%, enquanto o Bitcoin teve rentabilidade de -4,07%.

Já a carteira moderada obteve um rendimento de -2,92%, contra -4,00% do NCI.

Por fim, a carteira agressiva rendeu -2,46% no período.

Segue abaixo o quadro com o desempenho consolidado das estratégias e benchmarks:

Abaixo divulgamos o histórico de performance por estratégia:


🔄 Alterações para Agosto

🟢 Carteira Conservadora

Keep reading with a 7-day free trial

Subscribe to CriptoFacil to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.

Already a paid subscriber? Sign in
© 2025 CriptoFacil
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start your SubstackGet the app
Substack is the home for great culture