Carteiras Cripto BG: Agosto 2023 💰
ETFs / Ripple vs SEC / Atualizações importantes / DeFi em risco
📋 Introdução e Pré-requisitos
As Carteiras Cripto da BG Web3 são estratégias mensais, com revisões semanais realizadas por meio do BG Insights. Elas são elaboradas por profissionais e divididas em três níveis de risco: conservador, moderado e agressivo.
O objetivo das carteiras é de superar os seus benchmarks no longo prazo, sempre com um mix entre uma boa alocação de portfólio e gerenciamento de risco.
Todos os ativos da carteira podem ser adquiridos através das principais corretoras centralizadas do mercado, como a Binance. Em nossa trilhas tutoriais, demonstramos de forma simples e prática a como utilizar uma exchange e montar sua carteira.
Para ter acesso às carteiras, trilhas e todos os relatórios periódicos com as revisões e insights de mercado, basta realizar qualquer assinatura paga do BG Cripto PRO 🤑.
📈 Mercado em Julho
Performance Cripto
Apesar da performance, em geral, ruim dos criptoativos, julho foi mais um mês de importantes desdobramentos para o mercado cripto.
Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), por exemplo, chegaram a acumular valorizações próximas de +4% ao longo do mês, mas fecharam o período próximo de suas mínimas, acumulando desvalorizações de -4% em julho.
Com base nessas oscilações de preço, alguns eventos exógenos merecem destaque, entre eles:
Avanços nos pedidos de ETF spot de BTC:
No final de junho, a SEC informou à Nasdaq e à Cboe, que os pedidos pelos ETFs entregues estavam inadequados, uma vez que a não especificação do parceiro, para o acordo de monitoramento (Surveillance-Sharing Agreement, SSA), fazia com que os pedidos não fossem suficientemente claros e compreensíveis.
Entretanto, após essa informação, os pedidos foram revisados e tanto a Nasdaq (no caso da BlackRock), quanto a Cboe (no caso da Fidelity, Wisdom Tree e ARK Invest), deram entrada nos pedidos atualizados. Interessante observar, todos os pedidos nomearam a Coinbase como o parceiro para o SSA, o que elevou a confiança do mercado na corretora.
Além disso, vale ressaltar que o CEO da BlackRock, Larry Fink, em entrevista, não poupou elogios ao Bitcoin, defendendo a sua importância e utilidade como veículo de investimento a nível global.
Em nossa visão, esses acontecimentos inspiram cada vez mais confiança para uma eventual aprovação desse tipo de produto, o que pode beneficiar muito a indústria cripto no longo prazo.
Desdobramentos SEC vs Ripple (XRP):
Em 2020, a Ripple foi acusada pela SEC por ofertar, de forma ilegal, um ativo mobiliário não registrado (o token XRP). Porém, no dia 13/07, aconteceu um importante desenvolvimento no processo, no qual a juíza Analisa Torres entendeu que a caracterização do token como valor mobiliário depende do modo com que as vendas de XRP aconteceram.
Diante da notícia, o mercado reagiu de maneira extremamente positiva ao conteúdo da decisão, o que fez com que BTC, ETH e outros criptoativos atingissem suas máximas de preços no mês de julho, com destaque para aqueles ativos que já haviam sido rotulados pela SEC como valores mobiliários, como é o caso de Solana (SOL) e Cardano (ADA), por exemplo.
Em nossa visão, entendemos que o evento representa um marco profundamente favorável à indústria cripto, uma vez que corrobora a defesa dos tokens classificados como securities pela SEC e sugere a elaboração de um ambiente regulatório mais claro e favorável, mesmo que por vias judiciais.
Além desses desdobramentos regulatórios, ressaltamos também alguns eventos específicos do mercado cripto, que ocorreram ao longo do mês de julho, entre eles:
Atualizações e desenvolvimentos de protocolos e dApps:
Anúncio da Polygon 2.0, classificada como “A Camada de Valor da Internet” (The Value Layer of the Internet) e a consequente conversão do token MATIC pelo token POL.
Lançamento do CCIP, da Chainlink, em sua mainnet, evoluindo a aplicação do conceito de interoperabilidade entre as blockchains. Inicialmente, a tecnologia suporta as redes da Avalanche, Ethereum, Optimism e Polygon, além de ser inicialmente adotada por protocolos líderes em DeFi, como Aave e Synthetix.
Lançamento da UniswapX, uma nova funcionalidade trazida pela Uniswap para melhorar a experiência DeFi ao oferecer melhor precificação, swaps sem custo de gas e proteção contra MEV (maximal extractable value).
Hack milionário na Curve
No último dia de julho (31), um ataque malicioso drenou milhões de dólares de algumas pools de liquidez de um dos principais protocolos DeFi do mercado, o Curve. Os alvos foram as pools que utilizavam de uma linguagem de programação desatualizada, chamada Vyper.
Com o ocorrido, o ecossistema DeFi, mais uma vez, foi colocado em risco, o que levou o mercado a acompanhar de perto o potencial risco de “liquidações em cascata” por conta de uma posição alavancada de Michael Egorov, co-fundador da Curve, que utiliza uma grande quantidade de tokens $CRV como colateral.
No momento que escrevemos este relatório, a situação ainda não foi resolvida, mas parece que Egorov já liquidou parte de suas posições via operações OTC, inclusive para nomes conhecidos do mercado, como Justin Sun e outros players, o que ameniza um pouco a situação.
Em nossa visão, apesar da situação parecer “controlada”, o risco potencial gerado pelo evento traz consequências muito ruins para a percepção do ecossistema DeFi, ao mostrar que as fragilidades continuam existindo e sendo exploradas, mesmo nos protocolos mais robustos e antigos do mercado, como é o caso da Curve.
Com base em todos os acontecimentos comentados acima, continuamos construtivos com o desenvolvimento do ecossistema cripto no longo prazo. Porém, também continuamos atentos e alertas com os fatores de risco específicos, o que justifica as nossas alocações que serão tratadas com mais detalhes a seguir.
Tenha 7 dias de acesso GRÁTIS ao BG Cripto PRO agora mesmo!
Não perca mais tempo e participe da melhor comunidade cripto do Brasil!
💵 Desempenho das Carteiras em Julho
No mês de julho, todas as nossas estratégias tiveram desempenho acima de seus respectivos benchmarks. Na ponta positiva, a alocação em caixa, Solana (SOL) e Synthetix (SNX) foram os principais contribuintes para a performance positiva das carteiras, enquanto Lido (LDO) foi o principal detrator.
A carteira conservadora, no mês de julho, obteve um resultado de -3,52%, enquanto o Bitcoin teve rentabilidade de -4,07%.
Já a carteira moderada obteve um rendimento de -2,92%, contra -4,00% do NCI.
Por fim, a carteira agressiva rendeu -2,46% no período.
Segue abaixo o quadro com o desempenho consolidado das estratégias e benchmarks:
Abaixo divulgamos o histórico de performance por estratégia:
🔄 Alterações para Agosto
🟢 Carteira Conservadora
Keep reading with a 7-day free trial
Subscribe to CriptoFacil to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.







